Usuário frustrado com experiencia de marketing mobile.

Confira 5 erros comuns no marketing mobile e evite-os

Com o surgimento de tantos novos aplicativos nas stores, o marketing mobile se tornou um trabalho fundamental para quem deseja ter um aplicativo de sucesso. Mais do que se destacar dentre a multidão, esse conjunto de estratégias permite entender melhor o público e, assim, oferecer ainda mais qualidade a ele.

Mas, mesmo o mobile marketing tendo se popularizado, alguns erros ainda são muito comuns nesse meio, o que acaba atrapalhando o crescimento do seu aplicativo. Para que você passe longe deles, o RankMyAPP preparou uma lista com os cinco principais. Confira a seguir!

1- Falta de uma estratégia de mobile marketing

Você já se deu conta de quantos aplicativos existem nas app stores? E já pensou em quantos surgem constantemente?

Se considerarmos todas essas opções disponíveis, qual seria a possibilidade de alguém encontrar seu aplicativo na app store, fazer o download e instalá-lo sem a sua empresa ter feito um grande esforço para convencer esse usuário?

A não ser que o aplicativo em questão tenha sido criado para automatizar tarefas ou outras etapas de um processo operacional, dificilmente você conseguirá obter uma quantidade significativa de downloads sem uma boa estratégia de marketing mobile.

Portanto, é preciso ter objetivos claros, como o crescimento do número de downloads, o volume de vendas ou o incremento da receita anual. O recomendado é que você tenha um planejamento estratégico de marketing para mobile, além de um app que satisfaça as necessidades do usuário.

2- Não ter um aplicativo próprio

Uma das melhores maneiras de conseguir aumentar o reconhecimento de sua marca é desenvolvendo um aplicativo próprio para sua empresa. Assim, é possível construir (ou melhorar) o relacionamento a longo prazo com o cliente, além de passar ainda mais credibilidade para seu público.

Com isso, você vai aumentar a visibilidade em seu mercado de atuação, ao criar um novo canal de vendas e marketing para sua empresa. Isso poderá fazer toda a diferença em seus negócios, ao aumentar o faturamento anual ou alguma taxa de conversão.

Além disso, é importante ressaltar que os usuários não aceitam passar por experiências desagradáveis. Atualmente, é possível avaliar nas lojas de aplicativos, ou até mesmo em sites especializados, o que você achou e como se sentiu ao utilizar os serviços de um app.

3- Produzir conteúdos não otimizados para mobileEquipe trabalhando para melhorar experiencia de marketing mobile.

Quantas vezes você já clicou em um anúncio de celular e, consequentemente, foi direcionado a um website ou aplicativo que não estava otimizado para dispositivos móveis? Provavelmente, essa experiência foi ruim e te fez desistir de saber mais sobre o que estava sendo oferecido, não é?

Esse é um problema comum, que oferece uma experiência péssima ao usuário e faz com que ele desista rapidamente do seu produto ou app. Portanto, fique atento a esse detalhe e não cometa esse erro grave do marketing mobile, que pode fazer com que seu app perca potenciais consumidores.

4- Não focar na boa experiência do usuário

Seu aplicativo oferece serviços diferenciados, que chamam a atenção de muitos interessados no seu segmento. Mas esse app oferece uma boa experiência do usuário?

É fundamental que seu aplicativo esteja preparado para oferecer uma ótima experiência do usuário, que vai desde um serviço de qualidade até um app que não apresenta falhas, não trave, que tenha uma interface intuitiva e que cumpra o que promete. Assim, além de evitar frustrações, você tem ainda mais chances de fidelizar o cliente.

Uma dica para isso é ouvir os usuários do seu aplicativo. Analise ratings e reviews deixados nas lojas de aplicativos e demais canais e mantenha-se informado sobre a opinião deles: do que sentem falta no aplicativo, se este apresenta algum erro ou, então, outros motivos que não proporcionaram uma boa experiência.

5- Oferecer aos usuários conteúdo irrelevante

Muitas empresas não percebem a importância que a produção de conteúdo tem para construir um relacionamento de longo prazo com seus clientes e, com isso, acabam produzindo conteúdo irrelevante ou, ainda, sequer produzem.

Artigos irrelevantes, que não apresentam soluções para os problemas dos usuários, tendem a prejudicar a performance do marketing mobile e fortalecem seus concorrentes. É importante sempre oferecer informações e soluções para seu usuário, pois essa é uma forma de aumentar o engajamento do público-alvo.

Conte com a ajuda de um especialista

Uma forma de não cometer erros no marketing mobile do seu aplicativo é contando com a ajuda de especialistas no assunto. No RankMyAPP, você encontra profissionais gabaritados, além de ferramentas que te darão informações precisas sobre o mercado e os concorrentes.

Se você está em busca de um marketing mobile eficiente e assertivo, agende agora mesmo uma reunião com nossos profissionais e fique ainda mais perto de ter um aplicativo de sucesso.

Últimas postagens