Push Notifications: como convencer o usuário a ativar?

Você já deve ter lido aqui no Blog do RankMyApp sobre push notifications e a importância que esse recurso tem para melhorar o engajamento do seu app, certo? E que o mau uso da funcionalidade pode atrapalhar e até mesmo influenciar os usuários a desativar o recebimento de notificações – ou até desinstalar o aplicativo.

Então, como utilizá-las de forma equilibrada? E, melhor ainda, como convencer os mais diversos perfis de usuários a permitir e ativar as notificações do seu aplicativo?

Entenda os diferentes perfis

Seu aplicativo dificilmente agradará a todos os usuários, isso é fato. Mas, ao traçar estratégias de push notifications, é importante imaginar um número alto de pessoas que aceitariam receber as notificações sobre o seu aplicativo.

Para dar certo, a principal dica é segmentar e personalizar as mensagens. Ou seja, após construir uma base de dados sobre os usuários, que contenha informações como comportamento, características, localização, entre outras dicas, você consegue ser mais assertivo na comunicação.

Assim, você separa os diferentes tipos de mensagens para os mais diversos perfis de usuários que estão utilizando o seu aplicativo. Por exemplo, em um app de entrega de comida, não faz muito sentido você enviar um cupom de desconto de churrascarias para clientes veganos – isso pode apenas irritá-los.

Seja relevante

Os usuários, quando permitem receber notificações, esperam receber um conteúdo relevante. Por isso, dentro da sua estratégia mobile, procure ser breve, objetivo e informativo na comunicação enviada por notificação push em apps.

O segredo aqui é ir direto ao ponto. As pessoas não gostam de ser enganadas, por isso, se você tem algo a dizer, não faça rodeios – isso só contribui para que as push notifications sejam desativadas no celular do usuário.

Se existem dúvidas sobre o perfil do usuário, envie um questionário perguntando suas preferências – você pode oferecer um cupom de desconto para incentivar o preenchimento.

Além de coletar informações valiosas, você ainda demonstra se importar com a opinião de seu usuário, algo muito valorizado por consumidores em geral.

Estrategias de campanhas para o final de ano

Procure sempre informar

Quando enviar uma mensagem ao usuário (de forma personalizada ou automática), procure sempre oferecer informações. Os aplicativos estão ali para poupar o tempo das pessoas, por isso, ao iniciar uma comunicação, entregue algo que, em algum momento, elas consigam aproveitar.

O maior exemplo de notificações são os cupons de desconto, muito utilizados por serviços de e-commerce. Mas essa não é a única finalidade.

Além desse estímulo de recompensa, o recurso deve ser aproveitado para informar sobre algo relevante dentro do aplicativo, dessa forma, os usuários podem fazer bom proveito de um app com push notifications.

Atue com uma empresa que te ajuda a crescer!

O RankMyApp aparece como uma das principais empresas de mobile marketing do mundo. Faça uma análise personalizada do seu negócio e descubra em quais pontos o app precisa melhorar ao lado de uma equipe especializada no assunto.

Últimas postagens