Equipe discutindo estratégias para descobrir como gerar leads

Como gerar leads qualificados para o seu aplicativo

Saber como gerar leads qualificados para o seu aplicativo demanda análise e criação de estratégias. Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, identificar quem realmente está interessado no seu produto não é uma tarefa tão simples.

Por isso, preparamos um conteúdo exclusivo sobre o tema, explicando a você qual é a importância de obtê-los, como gerar leads qualificados e como diferenciá-los dos demais tipos de usuários. Continue a leitura e confira!

Qual é a importância dos leads qualificados para seu app?

Segundo dados do RankMyApp, o Brasil se encontra no segundo lugar do ranking de países que mais fazem downloads de aplicativos, sendo que 70% de usuários optam exclusivamente por utilizar as plataformas digitais para atividades de lazer, compras, entre outras.

Com o aumento do número de aplicativos e de usuários, a concorrência cresce na mesma velocidade, e é necessário criar meios de encontrar (ou reencontrar) as pessoas que demonstraram interesse naquilo que você oferece ou vende. Assim, as chances de conversão durante a jornada de compra são maiores.

Desse modo, a geração de leads permite que a empresa construa um banco de dados desses clientes em potencial, com informações que agregam ao negócio, como qual seria o interesse dos usuários no aplicativo, o que eles costumam buscar e afins. Dessa forma, é possível oferecer exatamente o que o “futuro cliente” busca.

Para ter o retorno esperado, é importante capturar leads qualificados. Para melhor compreensão, o lead é aquele usuário que visitou seu aplicativo, deixou um contato, mas não se interessou tanto por algo. Já o qualificado, é aquele que demonstrou um interesse maior e buscou por algum produto ou conteúdo mais específico.

Como gerar leads

Equipe discutindo estratégias para descobrir como gerar leads.

Agora que você entende o conceito e a importância de capturar essas informações, é necessário saber como gerar leads qualificados e, assim, ter mais chances de aumentar a taxa de conversão do seu aplicativo.

1. Conheça seu usuário

Entender mais sobre a persona do seu negócio é um ponto fundamental para desenvolver leads de qualidade. Os potenciais usuários do seu aplicativo mobile preferem receber conteúdo por e-mail, outros apps, sites ou redes sociais? Essas são as informações que você precisa ter antes de tudo.

Por isso, desenvolva uma boa estratégia de pesquisa para entender mais quais são os hábitos e as preferências dos seus usuários. Você pode fazer essa análise por meio de formulários e entrevistas.

2. Forneça um conteúdo exclusivo

Na geração de leads, é importante fornecer um conteúdo personalizado, com abordagens relevantes e eficientes. Invista em um material de qualidade de inbound marketing que possa solucionar alguma dúvida e trazer mais informações sobre um possível questionamento do usuário sobre seu meio de atuação.

3. Analise os dados da sua plataforma

Uma boa estratégia para captação de leads exige análise de dados como tempo de navegação, análise de produto e funil de conversão. Esses itens são importantes para a jornada do usuário ser entendida. A partir daí, podem surgir bons insights para sua campanha de marketing.

Porém, não basta só captar os dados, é preciso ter um bom time de especialistas para avaliar cuidadosamente as necessidades dos usuários e aplicá-las em sua plataforma. Para isso, o RankMyApp atua com diversas ferramentas para aprimorar a performance e os resultados de conversão do seu aplicativo.

Pilares para construir um bom lead

Para saber como gerar leads de qualidade, é necessário entender os pilares que os constroem. Para isso, três fatores de grande importância são:

  • Profundidade: e-mail e nome não qualificam ninguém como um lead, mas sim uma combinação de informações como localização, dados e histórico de compra e pesquisa. Busque esses detalhes;
  • Dashboard para visão de campanha: se uma marca gera leads por campanhas em diversos canais, a dica é unificar todos os dados dessas mídias. Métricas como compras, receita captada, vendas até meta, ROI e investimentos são alguns exemplos daquilo que deve ser considerado;
  • Agilidade e confiabilidade: responder aos leads em pouco tempo, antes de coletar os dados, pode gerar uma boa diferença na transformação de um lead em um usuário ativo. Portanto, não espere muito tempo para entrar em ação.

Mantenha-se atualizado

Agora que você sabe como gerar leads de qualidade, que tal assinar nossa newsletter para acompanhar nossas publicações? Aqui, você aprende sobre outras estratégias de marketing mobile que contribuem para o sucesso do seu app. Confira!

Últimas postagens