A importância de trabalhar a inteligência mobile

Com a necessidade crescente da utilização de aplicativos para facilitar desde tarefas simples do dia a dia até as mais complexas, a concorrência nas app stores está cada vez maior. Para criar uma estratégia de otimização assertiva para sua plataforma, é importante fazer um trabalho de inteligência mobile.

Referência no mercado, o RankMyAPP utiliza uma tecnologia própria de big data, com algoritmos criados por sua equipe interna de desenvolvimento, para a realização do trabalho de inteligência mobile, coletando informações importantes para a aplicação do App Store Optimization (ASO) das plataformas.

Entre os dados levados em consideração, estão: posicionamento dos concorrentes, keywords e um entendimento mais claro do mercado mobile e das lojas de aplicativos. Assim, é possível criar estratégias mais assertivas para aumentar a visibilidade do app, tal como o número de downloads orgânicos.

Como a inteligência mobile funciona

Ter uma boa ideia de aplicativo é apenas o primeiro passo para que o produto idealizado obtenha sucesso. Após sua criação, é preciso colocar uma série de estratégias de marketing em ação para que seu app ganhe destaque nas stores e, assim, seja encontrado facilmente.

Para isso, é preciso otimizar os aplicativos de maneira mais assertiva, sendo fundamental utilizar os dados coletados em um trabalho de inteligência mobile nos elementos que compõem o ASO, como título do app, descrição, palavras-chave, entre outros. Assim, as chances de ganhar melhores posições nas stores aumentam consideravelmente.

O ViajaNet é um dos cases de sucesso de app que conquistou mais posições dentro de sua categoria criando estratégias com base nas informações coletadas pela inteligência mobile do RankMyAPP. Nos três primeiros meses de trabalho, foram conquistadas sete posições no app rank da categoria: foi do 32º lugar ao 25º.

Entre as informações coletadas com o trabalho de inteligência mobile, é possível:

Encontrar as palavras-chave mais populares

Trabalhar palavras-chave mais buscadas é fundamental para que seu app seja encontrado com maior facilidade nas lojas de aplicativos. E isso é possível com a inteligência mobile. De acordo com dados fornecidos pelo Think With Google, cerca de 40% das pessoas pesquisam pelos aplicativos dentro das lojas de apps.

Estudar a concorrência

É importante saber como está os aplicativos concorrentes ao seu. A inteligência mobile pode fornecer informações das plataformas do mesmo segmento, como a quantidade de visualizações de aplicativos de determinadas categorias e seu app rank, por exemplo.

Com isso, é possível estudar como os principais elementos foram trabalhados e como podem ter contribuído para sua colocação na store — tanto os positivos quanto os negativos.

Monitorar seu desempenho

Com o trabalho de inteligência mobile, é possível monitorar de perto seu desempenho durante e após a aplicação do ASO em sua plataforma. Assim, é possível ter uma ideia do que está dando resultados positivos e quais elementos precisam ser melhorados.

Com o ViajaNet, foi possível constatar que, em 18 meses de trabalho, houve um crescimento de 122% nas visitas à plataforma, 5570% de aumento das instalações e 2500% mais conversões, apenas na Google Play Store. Com esses dados, foi possível analisar de forma mais clara o que deu resultado e o que deveria ser adaptado.

A inteligência mobile e o app optimization

O trabalho de inteligência mobile deve ser feito constantemente, uma vez que o mercado muda rapidamente e é necessário se adaptar a todas as atualizações. Por conta disso, a equipe de especialistas do RankMyAPP faz contínuos testes, que apontam as necessidades atuais de otimização de elementos que influenciam os visitantes da plataforma.

Para entender melhor os principais fatores a serem trabalhados no app optimization de sua plataforma nas principais lojas de aplicativos e conferir, em detalhes, como o trabalho é realizado, confira o e-book “Elementos de Otimização” e saiba mais sobre o assunto.

Obtenha sucesso com a ajuda do RankMyAPP

A inteligência mobile do RankMyAPP oferece informações que te proporcionam trabalhar de maneira mais precisa as técnicas de ASO de seu aplicativo, graças à inteligência desenvolvida por nossa equipe. Mas, além disso, ela conta com um time totalmente comprometido com os objetivos do cliente.

Com a soma da equipe de profissionais especializados com a tecnologia própria, que foi desenvolvida especialmente para suprir a necessidade dos clientes de maneira exclusiva, o trabalho de inteligência mobile do RankMyAPP poderá ser considerado o diferencial de sua plataforma. Entre em contato com nossos especialistas e obtenha o sucesso desejado.

Últimas postagens