Mobile AB testing: como aumentar a conversão com testes AB?

Na hora de atualizar o seu aplicativo, sempre procuramos pela aprovação do público que nos acompanha. E, mesmo assim, é comum ouvir que tal atualização não ficou tão boa, e que preferiam a antiga. Então, como mensurar se o seu aplicativo agrada nesse quesito? A melhor forma é investir em um teste A/B para mobile!

Mas, o que são os testes A/B e como eles podem ajudar a otimizar melhor o seu aplicativo? Pequenas mudanças podem aumentar as visualizações e, principalmente, as conversões, e para saber se essas alterações farão sucesso, investir em teste A/B é imprescindível.

Como funciona o teste A/B para mobile?


Os
testes A/B são extremamente confiáveis e super conhecidos no meio do mobile marketing. Afinal, ele cria duas alternativas para o mesmo modelo: a versão que já está no ar e uma que tenha algumas modificações, para avaliar se a última daria certo caso substituísse a atual.

Essas duas versões ficam no ar e são acessadas de forma aleatória, mas sempre distribuídas para um número igual de usuários, para o teste ter eficácia. Então, a versão que obter mais acessos e conversões, potencialmente será a escolhida para permanecer.

Quais fatores são avaliados no mobile A/B testing?

A vantagem desse teste é que ele pode ser aplicado em diversos campos, seja para testar uma atualização do design do aplicativo, ou, então, o ícone, a descrição e até o título do seu app.

Parece besteira, mas fazer testes trocando apenas um texto, uma imagem ou um layout pode trazer resultados inesperados! Por isso, separamos alguns itens para se atentar e avaliar os dois lados da moeda.

Título

O título é uma peça fundamental para o sucesso do seu aplicativo. Escolher um nome que seja fácil de ser lembrado e caia na boca do povo não é tarefa simples. O ideal é ter uma opção a e b para definir como seu aplicativo vai se chamar e testá-las. Não se esqueça da inserção de palavras-chave, que é fundamental na hora das buscas e conversões.

Ícone

A primeira impressão que você passa do seu aplicativo é pelo ícone. Portanto, investir em um ícone bem feito, com uma imagem de qualidade é fundamental. E para ter certeza que você escolheu o certo, o teste A/B está aí para te ajudar. O ideal para o teste é mudar alguma cor ou o posicionamento de algum desenho.

Screenshots

Os screenshots podem ser decisivos para o usuário, já que essas capturas de tela informam como realmente são as funcionalidades do seu aplicativo. Por conta disso, escolha e compare as imagens que se enquadrem melhor e tragam mais informações, a fim de comparação.

Descrição

A descrição é o espaço que você tem para explicar o produto que oferece. Muitas vezes, nos empolgamos para contar todas as funcionalidades, e o texto acaba ficando confuso e com informações jogadas. Então, crie duas versões e teste qual se encaixa melhor com o seu público.

Importância do teste A/B para mobile

Os testes A/B são importantes pois eles têm a função de aprimorar e esclarecer como está indo o seu negócio, de forma dinâmica e com números reais. Também serve como um alinhamento das estratégias, a fim de aprimorar o desempenho do app e obter uma abordagem mais assertiva com o seu usuário.

Como avaliar os resultados e utilizá-los a seu favor?

Com os resultados prontos, é hora de avaliá-los. Primeiro de tudo, durante o processo, lembre-se que qualquer resultado observado é só um monitoramento. Então, não se apegue a números e não tire conclusões precipitadas.

Escolha só um tipo de métrica para medir os seus resultados, mais de uma pode confundir a decisão final. Por exemplo, se alterada apenas a cor de fundo no ícone, verifique qual das duas opções tem mais cliques. A que gerar mais resultados a partir da métrica escolhida é a vencedora.

Com todos os resultados levantados e devidamente aplicados, procure outras formas de otimizar mais ainda o seu aplicativo, como o App Store Optimization, que seleciona as palavras-chave certas para maior conversões no seu aplicativos.

Com todas essas dicas, não há alternativa senão apostar em testes A/B para otimizar e definir melhor as preferências do seu público com relação ao seu aplicativo.

Quer saber mais sobre otimização e como o seu aplicativo pode estar no ranking das app stores? O RankMyApp é especialista em SEO para apps, e faz uma análise individual para atender melhor as suas preferências!

Últimas postagens