Como convencer o usuário a ativar a push notification

Como uma maneira de manter o usuário do aplicativo interessado nos produtos e serviços oferecidos pela plataforma, é comum que as empresas recorram à push notification. Além de informar o seu público sobre possíveis novidades, essa tecnologia também serve como uma forma de se comunicar com os clientes.

Porém, as notificações push do app podem ser desativadas caso o usuário se sinta aborrecido ou desinteressado pelos conteúdos, fazendo, assim, com que ele se engaje menos com os serviços da plataforma. Então, como utilizá-las de forma equilibrada? E como fazer com que os mais diversos perfis a utilizem?

Entenda os diferentes perfis

Dentro da persona definida para o seu produto, é natural que haja diversos perfis diferentes, como acontece com os apps de comida, por exemplo, onde há pessoas que gostam da culinária japonesa e outras que preferem hambúrguer artesanal.

Por isso, é importante pensar no maior número de usuários que aceitariam receber o push service do aplicativo ao criar as estratégias desse tipo de notificação. Para dar certo, a principal dica é segmentar e personalizar as mensagens com base nos dados dos usuários, como comportamento, características, localização e afins.

Assim, você separa os diferentes tipos de mensagens para os mais diversos perfis de usuários que estão utilizando o seu aplicativo. Ainda utilizando os apps de comida como exemplo, não faz muito sentido você enviar um cupom de desconto de churrascarias para clientes veganos – isso pode apenas irritá-los.

Diferentes desafios

O recurso de push notifications no android já vem habilitado, o que faz com que, caso o usuário não deseje mais receber os seus conteúdos, ele tenha apenas o trabalho de desabilitar o serviço, mas, caso o primeiro contato tenha sido positivo, ele segue com o conteúdo.

Porém, no IOS o recurso não funciona da mesma maneira, o que faz com que o usuário tenha que autorizar o recebimento das notificações. Então, é importante trabalhar com estratégias que convençam as pessoas a aceitarem receber as push notifications e mantê-las ativas.

Seja relevante

Quando o usuário aceita receber notificações push, sms marketing ou demais tipos de alertas sobre um serviço, ele espera receber conteúdos relevantes para seu perfil. Por isso, dentro da sua estratégia mobile, procure ser breve, objetivo e informativo na mensagem enviada através de push notifications.

Se existem dúvidas sobre o perfil do usuário, envie um questionário perguntando suas preferências – você pode oferecer um cupom de desconto para incentivar. Além de coletar informações valiosas, você ainda demonstra se importar com a opinião de seu usuário, algo muito valorizado por consumidores em geral.

Procure sempre informar

Quando enviar uma mensagem push mobile ao usuário (de forma personalizada ou automática), procure sempre oferecer informações. Os aplicativos estão ali para poupar o tempo das pessoas, por isso, ao iniciar uma comunicação, entregue algo que, em algum momento, elas consigam aproveitar.

O maior exemplo de notificações são os cupons de desconto, muito utilizados por serviços de e-commerce. Mas essa não é a única finalidade. Além desse estímulo de recompensa, a estratégia de push notification deve ser aproveitada para informar sobre algo relevante dentro do app.

Consulte especialistas no assunto

Se você quer saber quais as estratégias de push notification mais assertivas para o seu negócio, consulte um dos especialistas do RankMyAPP e tire todas as suas dúvidas de forma personalizada. Assim, as chances de sucesso de sua plataforma mobile aumentam ainda mais!

Últimas postagens