10 métricas de app para quem quer ter sucesso

metricas app mobile

O mercado de aplicativos é um dos mais competitivos, e isso não é novidade para nenhum especialista em mobile marketing. Mas como fazer para que o seu negócio se destaque em meio a milhões de opções? Um bom começo é saber analisar as principais métricas de app.

Pensando nisso, o RankMyAPP separou dez métricas importantes de serem analisadas durante campanhas de marketing para, assim, ser possível estudar quais os resultados obtidos e quais estratégias devem ser aplicadas para o sucesso desejado.

1- MAU/DAU

É sempre importante saber se a sua base de dados está aumentando, diminuindo ou se permanece estagnada com o passar dos meses. Para isso, as métricas conhecidas como MAU/DAU, ou Monthly Active Users e Daily Active Users, respectivamente, são ideais, já que elas vão mostrar o número de pessoas no app e os usuários ativos.

2- Geolocalização

Em qual região está a maioria dos seus usuários? As métricas de geolocalização vão te mostrar onde estão seus usuários. Com essa informação, você poderá determinar mais facilmente o público-alvo e saberá segmentar o app para alguma região em específico, por exemplo.

3- Taxa de retenção

taxa de retenção é uma das principais métricas de engajamento. Ela é calculada a partir de usuários que retornam para o seu aplicativo desde a primeira visita, e é fundamental para que você entenda quais são os usuários que você deve segmentar, uma vez que há maiores chances de eles se tornarem clientes do seu negócio.

4- Classificação por estrelas

Sabe a nota que os clientes dão por meio de estrelas, que vai de um a cinco? Ela é uma métrica extremamente valiosa para a melhora do app. A partir dela, você consegue ter uma visão mais clara quanto a aceitação de sua plataforma entre o público, de acordo com o valor médio das classificações.

5- Tempo de permanência

Saber o tempo que cada usuário passa no seu aplicativo é uma métrica de extrema importância. Mas para que esses números sejam bons, é fundamental trabalhar o engajamento do app, já que quanto mais estiverem ativos, maior será a taxa de permanência.

metricas app

6- CAC

CAC, ou Customer Acquisition Cost (“custo para aquisição de clientes”, em tradução livre) consiste no valor gasto para a conversão de um lead em cliente ou usuários da plataforma. Essa métrica é fundamental para a criação de estratégias de marketing para a captação de clientes.

7- Ticket Médio

ticket médio é a métrica que aponta o comportamento do cliente na plataforma mobile, tendo como base os valores gastos por ele em compras realizadas pelo app. Além de apontar a média de valor gasto pelos usuários, é possível relacioná-lo com a satisfação do público.

8- CPI

O CPI, também conhecido como Custo Por Instalação, é uma métrica de app que aponta quantos downloads foram feitos da sua plataforma. Este formato é ideal para quem está em busca de maiores números de aquisição — ou expansão — de usuários.

9- CPC

CPC, ou Custo por Clique, serve para saber quantas pessoas se interessam pelo seu conteúdo e qual o impacto da campanha. Para isso, é analisada a quantidade de cliques feitos em anúncios. Essa métrica é ideal para aqueles que possuem uma meta de conversão.

10- Churn Rate

Churn Rate mede a taxa de rejeição de uma plataforma mobile, com base no número de desinstalações do aplicativo. Essa métrica é ideal para a criação de novas estratégias de marketing para o seu negócio e demais ações de retenção de clientes.

Saiba quais métricas de app priorizar

Priorizar KPIs não significa ignorar alguns e focar em outros. O que queremos dizer é que, dependendo do serviço oferecido pelo seu aplicativo, algumas métricas de app são mais importantes do que outras.

Para saber qual é a mais indicada para o seu negócio, é recomendável entrar em contato com um especialista no assunto. Aqui, no RankMyAPP, você encontra profissionais gabaritados, que poderão dar a assistência necessária para o seu negócio.

Últimas postagens