Arte ilustrativas mostra emojis com diversas expressões, remetendo a analise de sentimentos do usuário.

Entenda porque fazer análise de sentimentos do aplicativo

A análise de sentimentos visa estudar o que os usuários sentem em relação ao aplicativo por meio de seus comentários nas stores. Também é possível saber qual a situação do app diante dos concorrentes em relação ao sentimento.

Além disso, muitos aplicativos buscam entender mais o perfil do usuário e o melhor tom de voz para se comunicar com ele. Para descobrir essas respostas, continue lendo nosso artigo e descubra como podemos te ajudar!

Qual é o objetivo da análise de sentimentos?

O sentimento dos usuários está relacionado com o que expressam nos comentários nas lojas de aplicativos. Desta forma, é possível obter insights do que pode ser melhorado no app, de acordo com o que os usuários estão comentando.

Essa análise utiliza ferramentas de machine learning que consideram palavras, expressões e, em alguns casos, até emojis para entender o estado de humor do usuário em relação ao aplicativo.

Os comentários são categorizados de forma automática a fim de compreender como o sentimento mudou ao longo do tempo ou depois de grandes mudanças no app.

Diferença entre a análise de sentimentos e as avaliações (reviews)?

É importante ressaltar que a análise de sentimentos é diferente da nota. Muitas vezes, usuários oferecem um rating mediano enquanto seu comentário é negativo, ou apenas uma estrela sem comentar nada negativo. Por ser uma análise para além dessas inconsistências, ela pode complementar outras com uma nova perspectiva.

Para entender mais sobre como a análise de sentimentos pode garantir que a experiência do usuário seja melhor, confira nosso case “Análise de Sentimentos de Aplicativo de Empregos”. Ele mostra como aumentar o engajamento dos usuários no app, além de como ganhar mais avaliações positivas.

Principais vantagens da análise de sentimentos

Duas pessoas trabalhando juntas na analise de sentimentos do usuário.

Esse entendimento sobre o comportamento do usuário pode transformar suas estratégias mobile e aumentar satisfação, retenção e conversão de usuários. Ao se preocupar com as respostas de review, você faz mais do que melhorar a performance do aplicativo (número de reviews, média de estrelas, sentimentos positivos).

Para o seu negócio como um todo, essa prática amplia o relacionamento com o público, que tem maior tendência a se manter fiel. Dessa forma, as chances de se manter à frente da concorrência são ainda maiores.

A seguir, saiba mais sobre as principais vantagens desse processo para seu aplicativo:

Vantagem competitiva

Quando sabemos o que os usuários estão dizendo e sugerindo, é possível que o aplicativo ganhe uma vantagem competitiva em relação à concorrência. Por isso, fazemos a análise da concorrência a partir das mesmas métricas, com exceção de categorização e subcategorização dos reviews.

Aprimoramento do app

A análise de sentimentos também permite receber direcionamentos com estratégias de como melhorar o aplicativo. É uma forma de manter o app sempre em renovação, desenvolvendo e apresentando novas funcionalidades.

Adequação às app stores

Outra vantagem é a de receber insights de melhorias para as plataformas Android e iOS, pois são perfis diferentes de usuários. Assim, é possível adequar o aplicativo para que ele tenha uma boa usabilidade em ambas as stores.

Como o RankMyAPP faz a análise de sentimentos?

O RankMyAPP faz a análise de sentimentos por meio de um acompanhamento de rating e sentimento dos usuários, monitoramento dos comentários de concorrentes, identificação de problemas do app, promovendo um levantamento de insights.

Para isso, é realizada uma análise qualitativa, que busca fornecer insights sobre o sentimento dos usuários. Desta forma, as resenhas são classificadas em:

  • Sentimentos Positivos: Quando o usuário faz comentários que demonstram sua satisfação do app (elogios);
  • Sentimentos Negativos: Quando o usuário faz comentários que demonstram sua insatisfação com o app (reclamações);
  • Neutro: Quando o usuário deixa um comentário, mas não se posiciona em relação à satisfação ou insatisfação com o aplicativo,
  • Misto: Quando há elogios e reclamações no mesmo comentário.

Além disso, subcategorizamos as resenhas para que seja possível ter mais objetividade sobre o assunto abordado naquele comentário. As subcategorias podem se dividir, por exemplo, em: “problema de acesso”, “atualização”, “performance”, “usabilidade”, entre outras.

Para obter resultados positivos, é importante que haja um profissional dedicado a fazer a análise dos comentários. No RankMyAPP, o serviço de Inteligência de Reviews conta com especialistas mobile que fazem a análise, o acompanhamento e a revisão das respostas de forma personalizada para cada aplicativo.

O RankMyApp estuda todas as atividades dos usuários, além de gerar relatórios que apontam as oportunidades de melhoria. Conheça nosso infográfico com o overview de 2020 sobre o impacto dos ratings e reviews no sucesso do seu app.

Nosso time está sempre focado em aplicar a estratégia de negócio ao aplicativo, buscando melhor posicionamento e taxa de conversão, enquanto se mantém alinhado à empresa.

Últimas postagens