Downloads de e-commerce mobile aumentam 169% em 2020

e commerce mobile app

Mesmo em constante crescimento, o e-commerce mobile já mostra a sua relevância entre os usuários. A prova disso são os dados divulgados pelo RankMyAPP no último report, que mostram o progresso do segmento nos anos de 2019 e 2020.

A curva crescente do uso de dispositivos móveis, somada à do comércio eletrônico, através do commerce mobile (m-commerce), mostra que há um novo hábito surgindo nas transações comerciais. De acordo com a Statista, 40% dos usuários de aparelhos móveis, em todo o mundo, fazem compras on-line.

No Brasil — que ocupa o terceiro lugar no ranking de países que mais fazem compras on-line —, o cenário não é diferente. O report Dados Estratégicos e Insights sobre Apps de E-commerce, em que o RankMyAPP analisou dados de dezembro de 2018 a maio de 2020, apontou que:

  • Os primeiros cinco meses de 2020 já renderam o equivalente a 68% das instalações de apps de e-commerce de todo o ano de 2019;
  • Downloads realizados em iOS também estão aumentando. Em 2019 apenas 8% do total foi feito na Apple App Store e, em 2020, esse número subiu para 11%;
  • Em ambos os anos, o mês de maio foi o que apresentou o maior volume de instalações em 30 dias,
  • O aumento do número de instalações de apps de e-commerce em maio de 2020 foi 169% maior do que o mesmo período em 2019.

No relatório, é possível encontrar muitas outras informações sobre o cenário mobile atual. Ele aponta desde as tendências de aquisição, até o comportamento do consumidor durante épocas sazonais, como a Black Friday. Para acessar o report completo e analisar todos os dados coletados, clique aqui. E, a seguir, confira alguns destaques do estudo.

Variação de instalações

O ano de 2020 apresentou um primeiro trimestre muito mais positivo do que o de 2019, relacionado ao número de instalações de aplicativos e-commerce: 40% a mais do que foi realizado no mesmo período do ano anterior.

Em 2019, o mês de novembro — período em que ocorre a Black Friday — foi o mais favorável para as instalações de aplicações móveis e-commerce: foram 53% a mais de downloads quando comparado a outubro. Já em 2020, o mês que apresentou maior porcentagem foi abril — quando comparado com março —, que totalizou 45% dos descarregamentos.

Porém, o que mais chama a atenção nos dados é o mês de maio de 2020, que rendeu um número de instalações de apps de e-commerce 74% maior do que o total obtido em 2019 durante a Black Friday, em que:

  • 88% dos downloads foram feitos pela Google Play Store,
  • 12% dos downloads foram feitos pela Apple App Store.

e commerce mobile

As fontes de aquisição

As principais fontes de aquisição ainda são as stores, mas, tanto em 2019 quanto em 2020, as fontes externas ganharam destaque. Na Play Store, 58% dos downloads foram realizados direto na loja, de maneira orgânica, e 19% dos descarregamentos foram realizados através de referências de terceiros.

Já na App Store, os números de download de aplicativos de e-commerce mobile mudam para 45% nas buscas direto na loja e 30% através de apps de referências.

Instalações através de fontes pagas aumentaram

Outro ponto que chamou a atenção no ano de 2020 foi o aumento de instalações realizadas através de fontes pagas. Quando comparado a fevereiro — mês em que houve uma queda de downloads por conta do Carnaval —, maio teve um crescimento de 70% dos descarregamentos de e-commerce mobile através de fontes pagas.

Ratings e reviews

Os comentários e a classificação de notas também surpreenderam em 2020. Enquanto a maioria dos comentários deixados na loja da Google foi de elogios, com a sua principal concorrente, o cenário foi o oposto:

  • Na Play Store, 71% dos reviews feitos foram elogios, 26% foram reclamações e dúvidas, e sugestões totalizaram 2%,
  • Na App Store, 61% dos reviews feitos foram reclamações, 32% foram elogios, e dúvidas e sugestões totalizaram 4%.

Já com as notas, os resultados obtidos foram os seguintes:

  • Na Play Store, 65% das notas foram de cinco estrelas e 18% foram de uma estrela,
  • Na App Store, 43% das notas foram de uma estrela e 33% foram de cinco estrelas.

Instalações acontecem dentro das primeiras 24 horas

Tendo como base os dados coletados através da inteligência na automatização e otimização das campanhas de aquisição, o RankMyAPP constatou que 67% dos usuários levam menos de 24 horas para abrir o aplicativo pela primeira vez.

A tecnologia do RankMyAPP

As informações do report tiveram como base os dados de Inteligência Mobile, Performance Mobile e Inteligência de Reviews, todos eles coletados em nosso sistema único de big data e algoritmos, desenvolvidos por nossa equipe de especialistas.

Assim como os dados foram coletados para a criação do relatório, a equipe de profissionais do RankMyAPP também os estudam para criar as melhores estratégias de Inteligência MobileMobile Performance e Inteligência de Reviews de seu aplicativo.

Entre em contato com um de nossos especialistas e tenha os dados mais relevantes do mercado para otimizar seu aplicativo, além de uma equipe altamente gabaritada para a aplicação das melhores estratégias mobile.

Últimas postagens