Arte ilustrativo mostra comparativo entre android vs ios.

A batalha Android vs iOS: quais são as principais diferenças?

Android vs iOS: qual é o melhor sistema operacional? Esta é uma das discussões mais famosas entre os usuários de smartphones. Para comprovar os argumentos levantados, seus adeptos apontam as principais diferenças entre os dois.

Neste ponto, não há resposta certa ou errada, afinal, cada pessoa se adapta melhor a um sistema operacional. Porém, algumas diferenças implicam muito no segmento dos apps. Então, vale mais a pena investir em aplicativo para Android ou iOS?

Para esta pergunta, temos respostas! O RankMyAPP realizou uma análise com base no comportamento dos usuários nas duas stores. Então, se você tem um app e não sabe qual é o melhor sistema operacional para investir ou se deve apostar nas duas lojas, confira o conteúdo a seguir.

Fatores que foram analisados

O RankMyAPP realizou um estudo intitulado The Ultimate Android vs iOS, em que foram analisados a presença de cada um dos sistemas operacionais no mercado e o comportamento dos usuários de cada um deles.

Os dados estratégicos reunidos foram os de Inteligência Mobile e Inteligência de Reviews, todos de 2020. Já os apps usados como base para o estudo foram: fitness, e-commerce, varejo, delivery, saúde & beleza e viagens.

Você pode conferir todas as informações levantadas pelo estudo em nosso dashboard interativo, clicando aqui e fazendo o download do material. Neste post, separamos algumas das principais diferenças entre Android x iOS, que contribuem para a tomada de decisão na escolha entre as lojas.

Presença no mercado

Na batalha Android vs iOS, o robozinho verde ganha no quesito “número de usuários”. Atualmente, ele tem uma participação de 72% no mercado mundial e 86% no mercado brasileiro. Já a maçã, conta com uma participação de 27% no mundo e apenas 14% no Brasil.

Aquisição de usuários

Apesar de a gritante diferença de número de usuários, a porcentagem de aquisição de app em cada uma das lojas tem uma distinção pequena. Dessa forma, a presença de mercado pode não ser o melhor indicativo para a tomada de decisão sobre qual das stores vale mais a pena investir. Isso porque:

iOS

  • 66% dos usuários fazem a aquisição de aplicativos navegando pela App Store;
  • 17% dos usuários fazem aquisição de aplicativos buscando, diretamente, na App Store;
  • 10% dos usuários fazem aquisição de aplicativos por meio de app de referência,
  • 8% dos usuários fazem aquisição de aplicativos por meio de páginas web.

Android

  • 71% dos usuários fazem aquisição de apps navegando pela Google Play Store;
  • 16% dos usuários fazem aquisição de apps por referência de terceiros;
  • 11% dos usuários fazem aquisição de apps por influência do Google AdWords,
  • 2% das aquisições de apps acontecem por influência UTM.

Conversão de usuários e cálculos

Mesmo a diferença de aquisição de aplicativos sendo pequena, a distinção de números do Android vs iOS volta a ser expressiva no quesito “conversão de usuários”. Enquanto o robô acumula 28% das conversões, a maçã tem apenas 7% delas. O que explica isso?

O cálculo de visitantes, realizado pelo iOS, é diferente do Android. No primeiro, é considerado visita o momento em que o app é visualizado na lista de destaques ou passa pelo usuário de alguma outra forma. Já no sistema operacional Google, a visita é contabilizada apenas quando a pessoa clica para ver a página do aplicativo.

Reviews

A diferença entre os números de reviews realizados nas duas lojas é pequena e, em ambas, os elogios são predominantes. Entretanto, foi constatado que os apps voltados para o iOS recebem mais reclamações do que os para Android.

  • Na App Store, 77% dos reviews foram elogios e, na Play Store, os elogios acumularam 85%,
  • As reclamações na App Store acumularam 16% dos reviews, enquanto, na loja concorrente, o índice foi de 11%.

Crescimento dos usuários dos sistemas operacionais

Arte ilustrativa mostra um IPhone no comparativo android vs ios.

No primeiro trimestre de 2020, pode-se constatar que os aplicativos para Android tiveram um aumento de 2 pontos percentuais nas aquisições orgânicas, o que representa 74% do total de seus usuários.

Já o iOS, dentro do mesmo período, também obteve um aumento de dois pontos percentuais na aquisição, porém, diferente do Android. As fontes de usuários da maçã chegaram à página do aplicativo por meio de links de sites.

Em relação às reviews, o Android apresentou números superiores aos do iOS. No primeiro trimestre de 2020, o sistema operacional da Apple acumulou o equivalente a 17% das avaliações realizadas na Play Store, dentro do mesmo período.

Acompanhe nossas análises

Gostou de saber mais sobre as diferenças entre Android vs iOS? Então, confira nossas outras análises para entender melhor sobre o comportamento dos usuários e do mercado. Para isso, basta clicar aqui e conhecer nossos outros estudos.

Se você quer receber esse e mais outros tipos de conteúdo, em primeira mão, assine nossa newsletter para acompanhar, de perto, nossas publicações e eventos. Conte com o RankMyAPP para manter-se sempre informado!

Últimas postagens