App de compras estão ganhando cada vez mais espaço

De acordo com dados coletados em uma pesquisa comportamental dos usuários de smartphone, é muito provável que você tenha instalado, ao menos, um app de compras nos últimos meses.

Intitulado Tendências de compras por app, realizado pelo RankMyAPP e a OpinionBox, o estudo aponta que 85% dos adultos que possuem smartphone realizam compras por app. Dessa porcentagem, 57% fazem suas aquisições via aplicativo mensalmente. Então, ao que se deve esses números tão expressivos?

Apps de compras estão sendo mais utilizados

O isolamento social, causado pelo novo coronavírus, fez com que muitas pessoas recorressem a app de compras de mercado e delivery, para evitar aglomerações e, ainda assim, manter suas necessidades básicas. Essa pode ter sido uma grande influência para a utilização de demais aplicativos m-commerce.

Dados do estudo Impacto no Setor de E-commerce Após a Crise, realizado pelo RankMyAPP, apontam que as palavras “compra on-line” e “loja virtual” tiveram pico de buscas em 16 de março de 2020, quando se iniciou o isolamento social. Nesse período, o download de apps de e-commerce teve um aumento de 11% em relação ao mês de fevereiro.

Quanto ao número de conversões, março de 2020 apresentou uma média de 26%. Essa análise mudou a projeção da expectativa de receita dos apps de compras, em que se espera que o faturamento de e-commerce no Brasil ultrapasse os R$ 100 bilhões até o final deste ano.

Navegadores on-line estão sendo deixados de lado

Outro fator importante a ser levado em consideração é a facilidade oferecida por aplicativo de compras. Em poucos toques, é possível encontrar diversas sugestões de produtos e adquiri-los.

Além disso, não há a necessidade de acessar um site, esperar alguns segundos para cada página carregar e, assim, realizar a compra. O app de compras otimiza o tempo do cliente que deseja comprar virtualmente, carregando as informações rapidamente e permitindo que tudo seja feito pela tela do smartphone.

A prova disso são os 77% dos usuários de smartphones que usam aplicativo de compra contra os 23% que preferem fazer suas aquisições por meio de navegadores de celular, apontados na pesquisa.

Itens comprados pelos apps

Apesar de os aplicativos de mercado e delivery terem sido — e continuarem sendo — muito utilizados durante os meses de pandemia, esses não são os produtos que mais são adquiridos pelos usuários de smartphone.

App de compras de roupas e acessórios lideram a lista. Os demais aplicativos são aqueles que vendem eletrodomésticos e eletroportáteis, alimentos e refeição, cosmético de saúde e beleza, livros e utensílios domésticos.

Índice de satisfação dos clientes

O índice de satisfação dos clientes de app de compras é relativamente alto: 48% dos entrevistados se dizem muito satisfeitos, enquanto apenas 3% alegam estarem muito insatisfeitos com alguma experiência de aquisição por m-commerce.

Fatores que levam as pessoas a utilizarem apps de compras

Mesmo com todas as facilidades oferecidas pelos apps de compras, mencionadas anteriormente, é necessário se atentar aos demais pontos no aplicativo, para que o público se sinta estimulado a utilizar o m-commerce. Os três principais são:

  • Agilidade;
  • Simplicidade,
  • Dados de pagamentos salvos no aplicativo para compras.

Quando o aplicativo oferece agilidade, ele aumenta as chances de uma boa primeira impressão entre aqueles que estão realizando aquisições por m-commerce pela primeira vez. Esse fator pode ser crucial para que o usuário siga utilizando app para compras.

Somada a isso, está a simplicidade das funções. Um aplicativo com interface intuitiva faz toda a diferença no momento da compra, além de provar para o usuário a principal vantagem do app de compras.

Junto a isso, está a possibilidade de salvar as informações necessárias para o pagamento com segurança. Essa simples função pode tornar o processo de aquisição ainda mais prático.

Saiba as novidades e as tendências do mundo mobile

Outra forma de ter um app de compras atrativo para o seu público-alvo é mantendo-se informado sobre as novidades do universo mobile, além do comportamento dos usuários. Para que você não perca nenhuma atualização do segmento, assine nossa newsletter.

Em nosso site, você também encontra diversos estudos e infográficos, com informações importantes sobre o público e o mercado. Clique aqui e confira os principais.

Últimas postagens