Ranking de palavras-chave: O impacto na visibilidade do app

Escolher boas e estratégicas keywords para aplicar no título, descrição e demais campos é de grande importância para o ASO (App Store Optimization) do aplicativo. Mas, além disso, é necessário que o ranking de palavras-chave seja favorável, para que o app tenha maior visibilidade nas stores de forma orgânica.

Mas como fazer isso? E como saber se a palavra-chave escolhida está gerando o volume de visitas esperado nas páginas de download do app? Para entender melhor o assunto e conferir dicas de como acompanhar o rankeamento das keywords, o RankMyApp preparou um conteúdo exclusivo sobre o tema. Confira!

Aparecendo só as mãos de alguém mexendo no celular
Ranking de Palavras-Chave no ASO

Como funciona o ranking de palavras-chave no ASO

É muito comum que as pessoas busquem por aplicativos direto nas stores. Com isso, é possível pesquisar, com ajuda de ferramentas especializadas, quais são os termos mais utilizados nessas buscas e, assim, utilizá-los nos textos do app e ter ainda mais chances de aparecer nos resultados de pesquisa.

Ou seja, quando essas palavras e termos mais buscados estão presentes em algum campo descritivo da página de download do app, há mais chances de o aplicativo aparecer nas primeiras posições de resultados de busca das pesquisas realizadas pelos usuários.

Mas é importante ter em mente que o ranking de palavras-chave é muito importante para o aumento da visibilidade dos aplicativos nas app stores, porém, esse não é o único fator que deve ser trabalhado no ASO!

Para você entender mais a fundo a importância de trabalhar o rankeamento das palavras-chave e como o RankMyAPP o realiza, confira o conteúdo exclusivo que produzimos sobre o tema clicando aqui.

Como fazer com que haja um bom ranking de palavras-chave?

Antes de mais nada, é importante buscar por keywords que tenham um bom volume de buscas e, com isso, saber quais os locais mais adequados para implementá-las e, assim, conseguir um bom rankeamento de palavras-chave.

Para te ajudar, separamos algumas dicas que farão com que o seu ranking de palavras-chave seja positivo. São elas:

Otimizar a curta descrição

A curta descrição é onde o usuário terá mais informações sobre o aplicativo e, por isso, é o campo com maior visibilidade, depois do título. Mas, além disso, é onde há maior espaço para produzir um conteúdo que, além de ser informativo, também reúne mais palavras-chave.

Outro ponto positivo que faz com que a curta descrição seja de grande importância para melhorar o ranking de palavras-chave é o fato de ser um campo otimizável. Ou seja, ele pode ser atualizado sempre que necessário, com a aplicação de keywords relevantes para o ASO do aplicativo.

app store ranking
A curta descrição é de grande importância para melhorar o ranking de palavras-chave

Colocar palavras-chave repetidas no texto

Para que as keywords sejam indexadas com maior facilidade, especialmente aquelas com alta relevância, é importante repeti-las ao longo dos textos das informações contidas nas páginas de download do app.

Porém, atenção: essa prática é recomendada apenas para a Google Play Store, uma vez que seus algoritmos funcionam de forma similar ao SEO. No iOS, essa prática não é recomendada, uma vez que os algoritmos da App Store consideram apenas uma das repetições.

Utilize keywords de baixo volume de busca

É muito comum acreditar que apenas as keywords de alto volume de busca são importantes para o ASO. Sim, esse fator é importante, mas a estratégia de utilizar palavras-chave com baixo volume de busca também deve ser adotada.

Isso porque, com elas, é possível atrair um público mais qualificado e com maiores chances de conversão. Quando essa prática é realizada em aplicativos pequenos, possibilita-se que ele tenha um crescimento saudável e gradual.

Saiba o momento de alterar as palavras-chave

Sempre que uma palavra-chave que está bem rankeada é trocada, é comum acontecer uma queda nas visitações, mas para que isso não aconteça, uma estratégia é colocar mais repetições ou long tails na descrição do app.

Porém, é importante saber o momento de trocar as palavras-chave. No caso de keywords utilizadas em épocas sazonais, como “Black Friday” ou “moda verão”, é importante que sejam alteradas no final da temporada.

Além de não correr o risco de atrair um público não qualificado para o seu segmento, ainda mostra para os usuários que o aplicativo recebe as atualizações necessárias constantemente.

Top Apps 2022 2 semestre
O ranking de palavras-chave é muito importante para o aumento da visibilidade dos aplicativos

A Importância da Indexação de Palavras-Chave em Aplicativos

Em um cenário cada vez mais digitalizado, a indexação de palavras-chave tornou-se uma prática crucial para melhorar a usabilidade e a descoberta de conteúdo dentro dos aplicativos. A indexação eficiente permite que os usuários encontrem rapidamente o que estão procurando, melhorando sua experiência geral.

A indexação de palavras-chave funciona como um sistema de organização dentro do aplicativo. Ao associar palavras-chave específicas a cada item de conteúdo, os desenvolvedores criam uma estrutura de busca que facilita a recuperação de informações relevantes.

Por exemplo, em um aplicativo de streaming de música, a indexação de palavras-chave pode incluir artistas, álbuns, gêneros musicais e até mesmo letras de músicas.

Além de facilitar a pesquisa dentro do aplicativo, a indexação de palavras-chave também pode melhorar a visibilidade do aplicativo em mecanismos de busca externos. Ao indexar corretamente o conteúdo, os desenvolvedores podem aumentar a probabilidade de que seus aplicativos apareçam nos resultados de pesquisa quando os usuários procuram por termos relacionados ao seu conteúdo.

No entanto, é importante realizar uma indexação cuidadosa e precisa. Palavras-chave irrelevantes ou mal indexadas podem prejudicar a experiência do usuário, levando a resultados de pesquisa imprecisos ou confusos. Portanto, os desenvolvedores devem dedicar tempo e atenção à seleção e indexação adequadas das palavras-chave em seus aplicativos.

ranking de palavras chave
É muito comum acreditar que apenas as keywords de alto volume de busca são importantes para o ASO

Confira outras estratégias para melhor visibilidade do app

Essas são algumas dicas que contribuirão para o ranking de palavras-chave utilizadas no seu aplicativo e para o aumento de visibilidade dele nas app stores. Contudo, é importante ter em mente que há muitas outras estratégias de ASO que devem ser trabalhadas juntas para obter bons resultados orgânicos.

Para conhecer quais são as outras estratégias que ajudam na melhora de visibilidade de contribuem no aumento da taxa de conversão do seu aplicativo de forma orgânica, confira o nosso e-book exclusivo: ASO e Visibilidade do App.

MI

Últimas postagens