Arte ilustrativa mostra uma pessoa segurando um celular que mostra que o aplicativo parou de funcionar

O aplicativo parou de funcionar: quais são as causas e como resolver o erro?

Durante a navegação, o usuário pode se deparar com a mensagem de que o aplicativo parou de funcionar. Esse tipo de erro é comum em plataformas Android e iOS, podendo ser desencadeado por erros na configuração ou no sistema do smartphone.

Independentemente do motivo, se o aplicativo para de funcionar constantemente, pode afetar a navegação de maneira significativa, impactando negativamente o ranqueamento do app nas stores, causando prejuízos tanto para a plataforma quanto para os usuários. Por isso, é importante saber como resolver esse erro de forma efetiva, tornando a utilização do app mais amigável e eficiente.

Por que é importante identificar as falhas do app quando o aplicativo parou de funcionar?

Identificar porque o aplicativo parou de funcionar é de extrema importância, seja para trazer uma melhor experiência ao usuário ou crescimento do app. Segundo dados do RankMyAPP, os aplicativos com alto índice de falhas têm 30% mais chances de serem desinstalados em relação a uma plataforma com baixos níveis de ANR — o aplicativo não está respondendo.

Além disso, falhas como o ANR tendem a impactar negativamente o algoritmo das apps stores que, consequentemente, diminuem a visibilidade do aplicativo. Em casos mais graves, os apps podem até ser removidos permanentemente das lojas.

Com a diminuição da notoriedade do app, conquistar usuários por meio do tráfego orgânico torna-se mais difícil e, por sua vez, influencia ainda mais a perda de relevância nas stores.

Principais causas

A mensagem de que o aplicativo parou de funcionar pode aparecer por inúmeros fatores, geralmente, estando relacionada a alguns erros de execução não corrigidos anteriormente.

Alguns deles podem ser o esgotamento de recursos, os estados inesperados e até a ausência de comunicação ou incompatibilidade com o sistema e os componentes do smartphone, como o WebView, por exemplo.

Como identificar falhas no app quando o aplicativo parou de funcionar?

Para evitar falhas na execução do app, é importante realizar uma avaliação constante da funcionalidade e do desempenho da plataforma. Para isso, cada app store oferece ferramentas de avaliação de desempenho. Confira quais são abaixo.

Xcode (Apple Store)

O Xcode é uma plataforma que oferece ferramentas para melhorar o desempenho de aplicativos no sistema iOS e macOS. Nele, é possível ter acesso a um relatório de bugs, que podem ocorrer durante a execução do aplicativo, além de dados como o gerenciamento de memória do app e outras funcionalidades.

Android Vitals (Play Store)

O Android Vitals é uma ferramenta disponibilizada pela Play Store que possibilita analisar o desempenho do seu app nas plataformas Android para identificar alguns bugs logo na primeira publicação. Com isso, também é possível mensurar os erros notificados pelos usuários durante a navegação.

Ratings e reviews

Fazer uma boa análise de avaliações e comentários do seu app é indispensável para monitorar os erros e as dificuldades encontradas pelo usuário durante a navegação. Por meio dessa verificação, é possível avaliar se aparecem mensagens como a de que o aplicativo parou de funcionar ou há problema em algum fluxo de tela.

Para fazer uma boa análise de ratings e reviews, é importante contar com especialistas do assunto, que irão desenvolver estratégias específicas de acordo com os dados analisados. Para isso, o RankMyAPP oferece ferramentas próprias e uma equipe qualificada em análise de sentimentos do seu app.

Por que você deve realizar a otimização de aplicativos?

Segundo um levantamento da Meio & Mensagem, a projeção para a receita total do mercado de aplicativos é de US$614,40 bilhões até 2026, com taxa de crescimento anual de quase 8%.

Os dados apontam para uma tendência de fortalecimento dos apps, o que pode ampliar a concorrência no mercado, bem como trazer usuários mais exigentes que irão demandar que seu app esteja sempre atualizado.

Uma prática comum do ASO é a realização de testes A/B. É importante ter m mente que o comportamento do usuário está em constante mudança, assim, é necessário avaliar e analisar qual otimização trará os melhores resultados no ranking de apps.

Para isso, conte com a ajuda de um profissional para uma otimização de aplicativos assertiva. Agende uma reunião com um dos especialistas do RankMyApp e estude as melhores estratégias para o seu app se destacar nas app stores.

Dicas para manter a qualidade do seu aplicativo

Arte ilustrativa mostra mulher impaciente com aplicativo parou de funcionar

Os erros constantes nos aplicativos prejudicam a retenção e a fidelização dos usuários, que, com o tempo, tendem a abandonar um app que não funciona corretamente. Por isso, confira algumas dicas para manter a qualidade da sua plataforma e evitar constantes erros durante a execução.

1.Ofereça suporte ao usuário

Além de avaliar constantemente a plataforma, a fim de identificar os problemas nos dados de armazenamento, é importante oferecer um suporte para o usuário. Assim, sempre que aconteça algum problema, a pessoa será redirecionada para uma ação que solucione o erro, como buscar o suporte do app ou atualizá-lo.

Isso irá fornecer um conforto ao usuário em relação ao problema gerado pela falha da plataforma.

2.Crie um bom fluxo de navegação

Lembre-se de que, no app, o foco central será sempre o usuário. Por isso, ofereça sempre uma plataforma de fácil navegação, que traga uma experiência agradável, como um rápido carregamento e conteúdos de entendimento imediato.

Aperfeiçoar sempre o fluxo de navegação é uma ótima oportunidade de encontrar bugs que possam surgir durante a execução do app, solucionando-os com maior rapidez.

3.Mantenha a plataforma atualizada

Regularmente, os sistemas operacionais realizam diversos upgrades, o que pode afetar o funcionamento de sua plataforma. Por isso, trabalhe sempre a atualização de aplicativo para melhorar a execução do app e corrigir falhas.

4. Realize testes de usabilidade

Os testes de funcionamento e usabilidade são uma ótima ferramenta para avaliar todas as falhas e fluxos incoerentes que possam estar ocorrendo no seu app. Por isso, realize testes constantes antes de lançar seu aplicativo nas stores, tanto com o time de desenvolvimento, quanto com os usuários.

Dica Bônus:

Como vimos até então, o sucesso do aplicativo depende de uma rotina de monitoramento do app para encontrar falhas e bugs. Além disso, também é de suma importância acompanhar dados do mercado para atualizações do aplicativo de tempos em tempos. Preste atenção às evoluções e atualizações do mercado do seu segmento e, principalmente, à sua concorrência direta. Também é importante e analisar o que você pode melhorado no app a partir dos reviews dos usuários na página do seu app, isso ajudará no monitoramento descrito acima, pois os clientes geralmente relatam problemas no app. Analise quais são as principais reclamações deles e desenvolva soluções.

Pensando nisso, o RankMyApp desenvolveu um Checklist de Visão Competitiva para Apps com 5 passos para fazer a análise da concorrência com inteligência de dados usando um case real.

email

Como o RankMyApp pode ajudar você e seu aplicativo?

Criado em 2015, o RankMyAPP é a primeira empresa brasileira 100% focada em inteligência e performance mobile. Desenvolvemos a nossa própria tecnologia e montamos um time de especialistas em App Growth e Mobile Marketing.

Assim, otimizamos e melhoramos a performance dos resultados dos aplicativos mais utilizados no Brasil e na América Latina. Já são mais de 600 clientes em 17 países. Hoje, somos referência global em inteligência de marketing e gestão de mídia para aplicativos mobile.

Os projeto de estratégia de app marketing realizados em parceria com o RankMyApp são acompanhados por uma equipe completa de experts em Mobile Growth, mídia de performance e ASO prontos para entregar resultados e tirar dúvidas.

free trial - Homem com as mangas de uma camisa preta arregaçada, aperta no teclado de um notebook com os dedos e com a outra mão segura um smartphone

Além disso, nossos clientes dispõe de uma plataforma com tecnologia exclusiva em que é possível acompanhar diariamente as principais métricas relevantes para seu negócio. Dentre elas:

  • App Overview: Permite observar a pontuação do app, categoria atual, evolução das palavras-chaves, ratings, descrição e histórico.
  • Benchmarking: Análise de mercado no país e dos principais apps da mesma categoria, além de comparativos e posicionamento entre competidores.
  • ASO & Category: Checklist de ASO, monitoramento de atualizações do app e de concorrentes (Changes log) e alterações nas posições de categorias.
  • Keywords Analysis: Análise de posicionamento, evolução, visibilidade, potencial de procura e download, de acordo com as palavras-chaves estratégicas para cada app.

É tanta tecnologia e expertise que não é atoa que 45% dos 500 Principais Apps do mercado brasileiro já alcançaram resultados com as nossas soluções! 

Banner 1

Agora, que você já conhece um pouco mais sobre o que o RankMyApp oferece, que tal agendar uma reunião com um de nossos especialistas e solicitar uma análise gratuita do seu app? Juntos, podemos fazer a sua empresa crescer!

Últimas postagens