Arte ilustrativa mostra como contratar um desenvolvedor de aplicativo

Como contratar um desenvolvedor de aplicativos: dicas e cuidados

O desenvolvedor é um profissional indispensável para criar o seu app, já que ele é responsável por executar as ideias e os conceitos idealizados para a aplicação móvel. Por isso, é fundamental saber como contratar um desenvolvedor de aplicativos a fim de construir um projeto de qualidade.

Pensando nisso, o RankMyAPP trouxe um conteúdo exclusivo com todos os pontos a serem considerados na hora de encontrar esse profissional. Saiba como contratar um desenvolvedor de aplicativos que atenda às necessidades do seu projeto com nossas dicas abaixo.

1. Priorize as necessidades do seu projeto

O primeiro passo de como contratar um desenvolvedor de aplicativos é, sem dúvida, considerar as necessidades do seu projeto. Por isso, antes de iniciar a busca por esse profissional, procure levantar alguns dados importantes que vão ajudar na hora de selecionar um desenvolvedor adequado para o aplicativo.

  • Qual é o público-alvo?
  • Em qual plataforma o app vai atuar? Android/iOS?
  • Qual é o segmento do mercado?
  • Seu app será web, nativo ou híbrido?
  • Quais serão as principais funcionalidades do app?

Com essas informações, é possível entender a fundo quais são as necessidades do projeto e que tipo de desenvolvedor de app será necessário para construir uma aplicação móvel.

2. Conheça os tipos de desenvolvedores

Outra questão importante a ser avaliada ao escolher um programador de app são as áreas de atuação do profissional, que pode ser um desenvolvedor back-end, front-end e full-stack. Saiba mais sobre cada tipo de desenvolvimento abaixo:

Back-end

Um desenvolvedor back-end é responsável por construir, implementar e manter o sistema do aplicativo funcionando corretamente. Ele pode atuar desde o processo de planejamento até a execução do app.

Após a criação do aplicativo, ele vai administrar toda a parte estrutural do sistema, gerenciando banco de dados, processamento de funções, capacidade do software e segurança de dados da aplicação móvel.

Front-end

O desenvolvedor de aplicativos front-end é o profissional responsável por toda a parte visual do app, focado na experiência. Ele vai desenvolver layouts, CTA, menus e outros elementos visuais que vão guiar a navegação do usuário.

Além das habilidades de desenvolvimento, esse profissional deve trabalhar com os conceitos de UX (User Experience) e UI (User Interface) a fim de construir uma interface intuitiva e fácil de navegar.

Full-stack

O profissional full-stack é aquele que consegue trabalhar em ambas as vertentes, tanto em front-end como back-end. Por isso, se você está buscando um desenvolvedor de aplicativo para mobile que desenvolva tanto a estrutura quanto a parte de navegação do aplicativo, o segmento full-stack é o mais indicado.

3. Considere a especialização do desenvolvedor

Arte ilustrativa mostra como contratar um desenvolvedor de aplicativo

Quando se trata de aplicativos, é muito importante que o desenvolvedor possua conhecimento na plataforma em que o app será utilizado, seja iOS, Android, Windows, ou Mac iOS, por exemplo. Se o seu aplicativo for nativo, você pode optar por um profissional especializado em um sistema específico.

Já para uma plataforma híbrida, é ideal que o desenvolvedor conheça as principais linguagens de programação que ofereçam suporte a diversos sistemas operacionais. Confira abaixo as habilidades necessárias para um desenvolvedor Android e iOS.

Habilidades de um desenvolvedor Android

Um desenvolvedor especializado na plataforma Android deve dominar as principais linguagens utilizadas no sistema, como Java ou Kotlin. Além disso, é importante que ele tenha conhecimento de SDK e saiba utilizar o Android Studio.

Outra habilidade indispensável é dominar a arquitetura API REST a fim de estabelecer uma boa comunicação e experiência, com threading e otimização de desempenho.

Habilidades de um desenvolvedor iOS

Um passo importante na hora de saber como contratar um desenvolvedor de aplicativos para iOS é encontrar um profissional que domine as plataformas de desenvolvimento da Apple, como o Xcode, por exemplo.

Além disso, o desenvolvedor de aplicações mobile deve entender as principais linguagens de programação utilizadas nesse sistema, como o Swift ou Objective-C. Também entram na lista de habilidades de desenvolvimento iOS: conhecimento nas restrições da plataforma e criação de layout específicos para o sistema.

Habilidades de um desenvolvedor iOS e Android

Se você pretende trabalhar com um app híbrido, esse tipo de desenvolvimento é o mais indicado, já que ele vai criar um aplicativo otimizado para ambas as plataformas.

Para isso, o desenvolvedor deve dominar as linguagens C# e extensões Xamarin, além do React Native — tecnologia que adapta a programação do app para a linguagem nativa do sistema Android ou iOS.

Assine nossa newsletter

Saber como contratar um bom desenvolvedor é um dos primeiros passos para ter um aplicativo de qualidade. O RankMyAPP é referência global em inteligência de marketing e aquisição para mobile apps. Então, para ficar por dentro desse e outros assuntos do mercado mobile, assine nossa newsletter.

Últimas postagens