Cases de sucesso: como o El Trocador aumentou 58% das suas conversões

Com a ascensão do mobile marketing no mercado e muitos cases de sucesso sendo veiculados, provando como vale a pena investir nessa área, cada vez mais empresas começam a desenvolver aplicativos e expandir os seus negócios.

Mas a galera do El Trocador foi ainda mais esperta: começaram o negócio já com um aplicativo, a fim de proporcionar uma experiência diferente ao usuário, que com o app tem a oportunidade de trocar suas coisas de uma forma mais interativa.

Conheça mais sobre o El Trocador

A proposta é bem dinâmica: o app tem o objetivo de descomplicar a troca de coisas entre os seus usuários. Basicamente, o indivíduo carrega no app imagens de algo que queira trocar, se relacionando com quem está interessado no produto e também procurando itens que sejam interessantes para si.

Se os produtos tiverem um valor de mercado diferente, a negociação fica por conta dos usuários. Eles podem trocar outros produtos como forma de pagamento, negociando por um chat disponível no app.

O principal objetivo da marca é ampliar o seu aplicativo no mercado, já que foi provado que muitas pessoas têm interesse nessa proposta. O El Trocador em breve visualiza a migração para canais offline e on-line, além do app.

Por mais que a ideia seja fantástica, o aplicativo precisa ser visto e encontrado nas app stores. E é por isso que o trabalho de ASO é tão importante para promover bons aplicativos. 

Quais eram os desafios e objetivos?

A maioria dos usuários do El Trocador não eram orgânicos, ou seja, eram convertidos por meio de propagandas pagas, como o Facebook Ads e o AdWords. E isso era um problema para o negócio, já que o preço de cada usuário era muito caro e as conversões não tinham uma boa qualidade.

Então, o maior desafio era fazer com que essas conversões se tornassem orgânicas, alcançando um nível de visibilidade alto e constante, tendo mais qualidade em suas conversões e alcançar um ROI inferior.

Estratégias

Algumas estratégias foram adotadas para mudar esse quadro. Dentre elas, estavam a análise comportamental dos usuários quando pesquisavam por app nas lojas e um mapeamento de palavras-chave usadas pela concorrência, principalmente head-tail.

Assim, seria possível construir um planejamento estabelecendo palavras-chave long-tail e complementando com short-tail, para especificar a busca do usuário.

Com todas essas análises, o RankMyAPP construiu um planejamento para o marketing desse case de sucesso funcionar. A primeira ação foi a seleção das principais keywords: troca, produto, usados e objetos.

Trabalhando com um título que tenha palavras-chave, já que é muito importante para ASO, também houve experimentos para encontrar a melhor curta descrição e longa descrição, a fim de aumentar a visibilidade usando os termos certos.

Resultados

Com as estratégias usadas para esse caso de marketing mobile, os resultados não poderiam ser outros: as visualizações orgânicas da página tiveram um aumento de 486%, os downloads orgânicos um crescimento de 348% e a taxa de downloads do aplicativo ultrapassou a marca de 58% de crescimento.

Com relação às palavras-chave, aquelas com maior volume de busca, como “troca”, o El Trocador ficou à frente dos seus concorrentes; já palavras como “venda ou troca”, “troca de objetos” e “troca de produtos”, o aplicativo ficou em primeiro lugar no ranking das app stores.

Para saber mais do case de sucesso do El Trocador e obter informações sobre outros casos de marketing de sucesso, visite o RankMyAPP!

Últimas postagens