Como trabalhar o marketing sazonal para o seu aplicativo

Promover ações para estimular o crescimento de um aplicativo é fundamental para aumentar sua taxa de adesão e base de usuários. Mas, mais que promover, é preciso escolher o momento certo, pois uma campanha na época certa pode gerar mais retorno que quatro ao longo do ano. É aí que entra o marketing sazonal.

Esse tipo de marketing é aquele onde as empresas criam ações voltadas para datas específicas do calendário. Escolhendo a ação adequada para a data certa, muitos negócios obtêm grandes margens de lucro.

Neste texto vamos lhe explicar as vantagens do marketing sazonal e por que você deve usá-lo para alavancar o seu aplicativo.

O conceito do marketing sazonal

A sazonalidade de marketing é muito usada para a divulgação de produtos específicos que se destacam muito mais em algumas épocas do ano. Como um aplicativo de viagens, que tem muito mais demanda na temporada de férias do que em outros períodos do ano.

Mas, se esse app de viagem acaba sendo prejudicado por não ter conversões além da data sazonal, há solução. Primeiro é fortalecer ainda mais as ações nos meses de férias, segundo é mudar a segmentação e abordagem no período que essas viagens não acontecem tanto.

O poder do direcionamento para o marketing do seu app

E se a gente te contar que é possível mudar o direcionamento e segmentação das ações de marketing do seu aplicativo e, assim, não ser prejudicado no restante do ano?

Seguindo o mesmo exemplo do app de viagens que converte apenas em época de férias, é possível redirecionar as campanhas para viagens de negócio, por exemplo. Fazendo promoções com pontes áreas ou dando dicas de hotéis. Dessa forma, a marca poderá atender públicos diferentes sem se sentir lesada com a sazonalidade.

O marketing sazonal pode sim render novas conversões, mas apenas se for aplicado da forma certa. Mesmo se a própria época do ano não valoriza tanto o seu produto, é possível se adequar e render downloads também.

marketing sazonal 1

Como trabalhar com marketing sazonal para aplicativos

Antes de criar uma campanha sazonal e definir datas para a promoção do aplicativo, é preciso ter muitas questões definidas. Primeiro, entender quem é o seu público e em que épocas do ano o seu aplicativo se encaixa melhor.

Alguns aplicativos são atemporais, ou seja, o serviço oferecido se encaixa em qualquer mês. Isso é muito bom, afinal, é possível fidelizar o público de sempre e ainda criar campanhas para atrair novas conversões em determinadas datas.

No entanto, independentemente do caso, as campanhas sazonais devem ser planejadas para intensificar o fluxo de pessoas que conhecem o app do seu negócio. É possível escolher datas comemorativas ou não como a Black Friday.

O mais importante é se adaptar com um planejamento que faça com que o seu produto seja vendido durante o ano inteiro.

Mas não seja precipitado! Muitas vezes, a demanda sazonal não é tão grande. Então vale estudar as melhores datas e, assim, criar campanhas que gerem real impacto e não várias ações que ficarão perdidas.

A relação do ASO com o marketing sazonal

Além de criar campanhas em datas sazonais que se integrem com os objetivos de venda do seu aplicativo, ele precisa ser achado nas app stores, e o App Store Optimization pode facilitar essa busca.

Algumas ações de marketing sazonal são vinculadas tanto por meio de parcerias, quanto por propagandas pagas. Nós, do RankMyAPP, podemos te ajudar no planejamento dessas aquisições pagas assim como na otimização do seu aplicativo. Quer saber mais? Fale com nossos especialistas.

Últimas postagens