Como usar estratégias de marketing em app de jogos?

Atire a primeira pedra quem nunca teve um app de jogos instalado no smartphone. Jogos assim são famosos desde a época dos celulares “tijolão”, que traziam consigo o game da cobrinha, por exemplo. Hoje, com os aplicativos de jogos, esse mercado cresceu ainda mais e é a categoria mais completa das app stores.

E é por isso que para criar um aplicativo e ele viralizar nas lojas é preciso muito mais que uma boa ideia. Escolher certas estratégias de marketing pode te deixar muito à frente da concorrência, que por sinal é enorme quando falamos dessa categoria.

Por que investir em um aplicativo de jogos?

A indústria dos jogos mobile abrange um público em geral. É claro que a tendência é de viralizar muito mais em jovens, mas não é difícil encontrar gente de qualquer idade usando o tempo ocioso para jogar no celular.

E o leque de opções é infinito. Existem jogos de todos os gêneros e idades. Grande parte deles são disponibilizados de forma gratuita, o que chama mais atenção do usuário. Aqui vai alguns motivos pelos quais os jogos para android e iOS são uma boa investida:

Engajamento

O nível de engajamento dos aplicativos de jogos é muito mais elevado com relação aos apps de outras categorias. Sempre vemos alguns jogos que viralizaram, como Candy Crush, Clash of Clans, Pokémon Go, entre outros.

Sabe o que isso significa? Significa que usuários engajados fazem com que o app tenha mais conversões e monetize muito mais rápido.

Redes sociais

As redes sociais estão muito atreladas aos jogos de iPhone e Android, por conta do formato gratuito de repassar conteúdo, alcançando muita gente em pouco tempo. Então, investir em um marketing dentro das redes para promover o app pode ser uma boa sacada.

Além disso, jogos de competição ou com mais de um player, é possível fazer um cadastro do usuário pelo Facebook (login social). Assim, o user pode jogar e competir com os próprios amigos da rede, o que incentiva muito mais a conversão do app.

Publicidade paga

Estratégias pagas funcionam muito bem para aquisição de usuários para jogos. Uma forma de atrair o público é usar anúncios que sejam reproduzíveis. Ou seja, uma versão demo do seu jogo, uma partida que seja, para o usuário entender a dinâmica do game.

Com a ascensão do Instagram, outra tática para ser usada – se o seu budget de investimento for alto – é o investimento em influencers digitais para divulgar o seu app. Com milhares de seguidores, com alguns stories ou uma publicação, o nome do seu jogo já será conhecimento por muitos.

Por que usar ASO para app de jogos?

Por mais que seja importante investir em publicidade paga no caso dos jogos, isso não significa que ASO não possa ser usado. Quando o orçamento é limitado para desenvolver o app, é quase impossível pagar por uma propaganda nas redes sociais.

Nesse caso, principalmente, otimizar o aplicativo é uma ótima estratégia para posicioná-lo e obter mais conversões nas app stores. Por exemplo, existem milhares de tipos de jogos de zumbis nas lojas. Se um usuário quer achar algum jogo do gênero, mas não tem certeza de qual, ele pesquisará na busca “jogos de zumbi”.

A lista de jogos na busca será imensa. E o usuário não vai olhar mais que os primeiros dez jogos. Se o seu app for um dos primeiros por conta da palavra-chave, as chances de conversão são altas.

E é assim que ASO entra em ação para otimizar o seu título, descrição e gráficos. E não se esqueça, para  jogos, screenshots são fundamentais. Afinal, o usuário vai ver exatamente como funciona o seu jogo, o mecanismo, então é muito importante escolher as imagens certas para promover o seu aplicativo.

Para entender melhor a dinâmica de App Store Optimization e como uma otimização pode alavancar a audiência do seu app, converse com um especialista do RankMyAPP!

Últimas postagens