Apps e inteligência artificial: qual a relação entre eles?

A chegada da internet proporcionou um avanço tecnológico inexplicável. Boa parte dela nos trouxe a oportunidade de estarmos mais conectados e não perder nada do que está acontecendo ao redor do mundo. Mas, ao mesmo tempo, as pessoas ficaram assustadas com as novidades e dependentes da tecnologia.

Dizemos assustadas porque, agora, até inteligência artificial temos. Mas como esse avanço se aplica no cotidiano? Para quem gerencia aplicativos, investir nessa inovação pode ser uma ótima estratégia!

Mas o que é exatamente inteligência artificial?

A inteligência artificial é uma tecnologia criada para fazer com que máquinas pensem e tenham ações assim como humanos. Quando imaginamos isso, logo vem à cabeça um robô com feições de uma pessoa real. É claro que existem robôs que são adaptados a IA, mas há muito mais que isso.

Os aplicativos podem se beneficiar muito da inteligência artificial, por deixarem o serviço personalizado de acordo com o usuário, tornando sua vida bem mais fácil e útil ao usar o app.

Por exemplo, o seu smartphone provavelmente sabe qual é o seu endereço de casa, do trabalho, seu nome, os aplicativos que você mais usa e o que tem mais relevância nas suas buscas na internet.

Toda essa coleta de dados é feita porque o recurso de localização está acionado, então monitora que horas você entra e sai do trabalho e até alerta quando um evento está acontecendo na região, te dando a oportunidade de ir até lá ou simplesmente te ajudando a evitar trânsito.

Para algumas pessoas, chega a ser doentio ser monitorado – mas, se nos aprofundarmos nisso, pode ser que seja.

Mas toda essa personalização faz com que você conheça novos lugares, evite trânsito nas ruas, seja o primeiro a saber sobre assuntos do seu interesse, e até para fatalidades, se a pessoa sofrer um acidente, é possível ter informações rápidas para prestar socorro.

Já usamos inteligência artificial e nem percebemos

Além dos exemplos usados acima que indiretamente te levam à inteligência artificial, existem alguns recursos dentro dos smartphones que te fazem ter contato direto com ela. Um bom exemplo disso é a Siri do iPhone.

A Siri é uma assistente pessoal do usuário que usufrui da inteligência artificial para ajudá-lo com qualquer pesquisa, aplicativos ou função do celular. Até mesmo o Facebook identifica o rosto de pessoas em fotos e já sinaliza o perfil delas usando IA.

O papel da inteligência artificial para os aplicativos e a sua otimização

Tudo que é novo e pode ser usado em aplicativos, consequentemente afeta as estratégias de otimização. Calma, isso não significa que o seu ASO está perdido ou que será mais difícil, mas é preciso se adaptar.  

Basicamente, você está oferecendo com o seu app um recurso que os outros não têm, isso dá uma margem para conquistar mais downloads e conversões. Então, a otimização permanece a mesma, tendo que adicionar só alguns elementos.

Por exemplo, você pode escolher uma palavra-chave que tenha inteligência artificial, não necessariamente para a principal, mas para as secundárias. Além disso, é possível colocar o app em outras categorias, como a de tecnologia.

Apps populares nesse segmento

Separamos alguns aplicativos que são muito famosos nas app stores e podem te inspirar a adicionar um pouquinho mais de tecnologia no seu, dá uma olhada:

1- Cortana

O Cortana é um aplicativo do Windows e um dos mais populares quando falamos de inteligência artificial. Disponível também para Android, ele auxilia o usuário a gerenciar diversas atividades que precisam de uma “mãozinha”, como fazer listas, marcar reuniões, agendar e-mails ou procurar coisas na internet.

2- Google Allo

O Google Allo já está disponível tanto para Android quanto para iOS, e tem a função de ajudar os preguiçosos a continuar o que estavam fazendo. Ele permite que você responda mensagens, envie e-mails ou crie eventos sem precisar mexer o dedo. Tudo isso graças a mecanismos inteligentes.

3- Socratic

Esse app ajuda muito os atarefados com lições de casa. O Socratic auxilia usuários com seus afazeres com técnicas ágeis para terminar o dever mais cedo. É só tirar uma foto do exercício que ele automaticamente mostra quais conceitos e técnicas você deve usar para resolvê-los.

Aliar a inteligência artificial com o seu aplicativo é uma ótima oportunidade de gerar mais conversões e usar a tecnologia ao seu favor. E se você quer adicionar mais expertise nas suas estratégias mobile, fale com um de nossos especialistas em app marketing!

Últimas postagens