App icons design: inspire-se com esta seleção dos melhores ícones comentados

Inspirações e referências são passos importantes para um processo criativo. Por isso, vamos te ajudar no design do ícone do seu app. A criação de um novo ícone para aplicativos mobile é uma tarefa complexa, precisando de um designer responsável por esse trabalho.

Separamos os melhores ícones que vão ajudá-lo  a se inspirar e criar o seu. Lembre-se que conhecer seu público e testar vários ícones é essencial para saber se o ícone está definido ou não.

1- Amplify por Reznik

Esse ícone é um bom exemplo de que é possível utilizar harmoniosamente muitos detalhes em uma versão realista para um app icon sem criar conflitos visuais.

O bom trabalho do designer está em conseguir utilizar todos os detalhes para representar rapidamente um objeto que sintetiza o app por trás do ícone.

2- Oreo por Julian Burford

Para esse exemplo, o designer “transformou” o  já conhecido biscoito Oreo em um ícone de fácil associação à marca. É um outro bom ícone que se utiliza de efeitos gráficos realistas, mas com clareza e simplicidade.

3- C|Net por Derek Larsen

O C|Net escolheu um design para exemplificar que é possível sim, utilizar algumas letras em um ícone —  mas nunca palavras completas. Neste caso, o C|net também é o logo da empresa e com apenas algumas personalização no background, o app icon ficou excelente.

4- Milewiz por Alexander Zaytsev

O design para o ícone do app Milewiz, que controla automaticamente a quilometragem de veículos, usou um design degradê. O uso da paleta de cores em diferentes tons e sombras customizou a marca, dando mais originalidade como ícone.

5- Metrô de Rennes – Linha B por Gweno

Esse app icon apostou em um design existente (e já conhecido) do principal objeto da função do aplicativo: o metrô. Sem nenhuma poluição visual e adequado para qualquer tipo de background, o ícone sintetizou toda ideia do app em poucas linhas e cores.

6- Heat por Michael Flarup

Um bom exemplo para analisarmos a força das cores vibrantes para um ícone é o Heat. As próprias cores da sirene do carro de polícia tornaram-se os principais elementos que dão a singularidade ao ícone.

Outro detalhe importante é o uso de uma borda estilizada, que pode ser bastante importante quando o ícone estiver sob diferentes wallpapers.

7- Cola IOS Icon por Konstantin

Muitos app icon designers têm utilizado recursos tridimensionais e realistas para seus trabalhos, o que exige um alto nível de originalidade e conhecimento da marca.

No caso do Cola IOS, o design faz com que você olhe o ícone como se fosse uma latinha de Coca.

Além disso, a preocupação é alta aos detalhes que fazem toda diferença, como cada uma das gotas de água e a textura metálica.

8- Gibber por Luka Mlakar

Ícones para aplicativos e logos são coisas diferentes! Mas, existem exceções. E é o caso da Gibber, em que o logo é o item principal e, ao mesmo tempo, o único elemento para o ícone.

9- Gastracker por Seth Douwsma

Uma das coisas mais difíceis no processo de criação de um ícone é simplificar ao máximo a função do aplicativo em um elemento gráfico claro e direto, sempre de fácil associação.

Nesse exemplo, em apenas algumas combinações de linhas e um background estilizado, o designer do ícone conseguiu transmitir claramente a mensagem que gostaria passar: abastecer um veículo.

10- Kid Cam por Drew Wilson

Para aplicativos que têm as crianças em seu público-alvo, a diferença está nas cores e tipo de linguagem gráfica a serem utilizadas.

Um público mais jovem tende a se atrair pelas coisas que chamam atenção, mas no caso dos ícones, ainda é preciso atentar-se sempre à clareza e simplicidade gráfica.

Por isso é importante que o designer conheça bem seu público, assim como as funções do app para que tenha a habilidade de sintetizar graficamente tudo em apenas um ícone.

11- Suntrapp por Christian Cornwell

Suntrapp é um aplicativo que identifica os melhores lugares e horários para se tomar sol na cidade de Manchester, USA integrado ao Google Maps.

Esse ícone para iOS conseguiu sintetizar toda essa última frase em um simples elemento gráfico bem estilizado e com uma ótima paleta de cores “ensolaradas”, que funcionou muito bem para atingir o público-alvo.

12- Boxing Timer Pro por Konstantin Datz

A não ser que seja um trabalho gráfico perfeito com esse, é preciso muito cuidado ao utilizar efeitos realísticos nos ícones para apps, que podem atrapalhar um pouco a visualização em tamanhos pequenos ou sob wallpapers diversos.

Com o Boxing Timer, podemos analisar que, mesmo assim, as formas e cores utilizadas são bastante simples e objetivas — não é preciso muito mais para identificarmos que esse app é para lutadores de boxe.

13- Text It! por Creativedash

Text it! é um aplicativo de mensagens de texto. Escolhemos esse ícone pois é um ótimo exemplo de combinação de cores vibrantes no design. Também é bastante interessante a sensação tridimensional que as formas dos “balões” nos oferece visualmente. É o tipo de design que não se limita ao plano padrão 2D de um ícone.

14- Metalik por Creativedash

Para esse jogo mobile, o ícone tornou-se uma verdadeira obra de arte digital. Rico em detalhes, mas sem conflitos visuais, o design preza pela característica “hipnótica” das formas e cores solicitadas pelo cliente.

15- New Fork por Ramotion

Com a quantidade certa de elementos gráficos escolhidos de acordo com o tema do app, foi possível formar um conjunto visual harmônico. Assim, o ícone conseguiu transmitir a mensagem desejada sem problemas. New Fork é um app para coleção pessoal de receitas e busca de novidades gastronômicas.

Agora que você está por dentro de como alinhar o ícone com a proposta do seu app, o próximo passo é otimizar o aplicativo para que esse ícone seja visto!

Não só o ícone, mas o processo de App Store Optimization é responsável por trazer mais conversões e deixar o app em uma boa colocação no ranking das app stores. 

Últimas postagens