Arte ilustrativa mostra pessoa segurando telefone remetendo a otimizar aplicativos

Otimizar aplicativos: Conheça as principais técnicas

A otimizar aplicativos é algo que precisa ser feito com certa frequência, uma vez que contribui para o aumento de relevância deles nas stores. No entanto, esse é um tema que ainda é cercado de dúvidas, especialmente pelo fato de o algoritmo da Play Store ser diferente da Apple App Store.

Por isso, o RankMyApp preparou um conteúdo exclusivo sobre como funciona o processo para otimizar aplicativos em cada uma das principais lojas de apps, além dos principais fatores que precisam de uma atenção maior no momento de realizar as otimizações.

Entendendo o processo para otimizar aplicativos

Antes de mais nada, é importante entender o que é otimizar aplicativos e como isso pode variar de acordo com o seu objetivo.

Podemos dizer que otimizar aplicativos consiste em uma espécie de atualização de informações que influenciam na visibilidade do app. Isso pode ir desde a escolha de novas palavras-chave até a escolha de novas screenshots e afins.

Em outras palavras, significa atualizar a aplicação utilizando determinadas estratégias para que a aplicação móvel se mantenha no radar dos algoritmos de cada store.

Nesse sentido, podemos definir as técnicas de otimizar aplicativos ou App Store Optimization, é um leque de estratégias de marketing para melhorar a visibilidade dos aplicativos nas lojas como Play Store e App Store.

Se você utiliza de maneira correta as práticas de ASO, o seu app pode experimentar o aumento de visibilidade entre os usuários, o que implica na taxa do número de downloads.

É como os produtos que estão nas melhores prateleiras e ainda à frente dos outros. É bem provável que sejam mais vistos mais comprados.

Importante ressaltar que as técnicas podem ser aplicadas em diversas categorias de apps, como jogos, compras, vendas, entre outros.

No que consiste as técnicas de ASO marketing?

otimizar aplicativos com ASO
Técnicas de ASO na otimizar aplicativos

Muitas das técnicas de ASO marketing se assemelham em algum aspecto ao SEO (Search Engine Optimization). Ou seja, levam em consideração o uso de palavras-chave em campos importantes como descrição e título do app. Dessa forma, os usuários podem utilizar o campo de busca das stores para encontrar o seu aplicativo, possibilitando mais downloads orgânicos.

Mas para isso, porém, é preciso determinar quais serão as palavras-chave que o seu app deseja estar posicionado. Até porque, as buscas nas lojas de aplicativos  funcionam por meio de algoritmos, que buscam termos idênticos ou parecidos àqueles que os usuários pesquisam.

Portanto, dedicar um tempo para planejar a escolha das palavras-chave é fundamental, afinal elas guiarão o aplicativo até alcançar o seu sucesso.

Como otimizar aplicativos

O primeiro passo consiste em montar um plano de ação que leve em conta o objetivo prioritário com a otimização. A ideia é aumentar a conversão? Nesse caso, os planos de ação ficarão focados nos gráficos, principalmente nas screenshots e nos textos que estão nelas.

Agora, se o objetivo é melhorar a visibilidade do app dentro da store, por exemplo, os planos irão focar no uso de keywords com alto volume de busca e em campos com alta visibilidade, como o título.

MI

Por que você deve otimizar aplicativos várias vezes?

Segundo um levantamento da Meio & Mensagem, a projeção para a receita total do mercado de aplicativos é de US$614,40 bilhões até 2026, com taxa de crescimento anual de quase 8%.

Os dados apontam para uma tendência de fortalecimento dos apps, o que pode ampliar a concorrência no mercado, bem como trazer usuários mais exigentes que irão demandar que seu app esteja sempre atualizado.

Uma prática comum do ASO é a realização de testes A/B. É importante ter em mente que o comportamento do usuário está em constante mudança, assim, é necessário avaliar e analisar qual otimização trará os melhores resultados no ranking de apps.

Para isso, conte com a ajuda de um profissional para otimizar aplicativos de forma mais assertiva. Agende uma reunião com um dos especialistas do RankMyApp e estude as melhores estratégias para o seu app se destacar nas app stores.

Principais fatores para otimizar aplicativos

Arte ilustrativa mostra homem trabalhando na otimização de aplicativos.
Fatores para otimizar aplicativos

Se você está interessado em otimizar aplicativos, é preciso conhecer alguns dos principais fatores de otimização que, de acordo com o seu objetivo, podem ter um impacto ainda maior nos resultados finais. Alguns deles são:

Otimização de palavras-chave

O uso de palavras-chave é um dos principais fatores para otimização. Quanto mais visível for a keyword, mais chances ela tem de ranquear melhor. Sendo assim, é essencial deixar essas palavras mais importantes nos primeiros caracteres.

Por exemplo, no título Android, somente os primeiros 30 caracteres são visíveis nos resultados de pesquisa. Ou seja, antes que o cliente abra a página do app. Na longa descrição, é preciso focar o primeiro parágrafo em colocar as keywords mais estratégicas e focar na taxa de conversão.

Também é importante considerar o volume de busca das keywords. Com isso, você consegue criar estratégias ainda mais assertivas, como, por exemplo, usar palavras-chave com volume de busca menor para atrair um público mais qualificado e com maiores chances de conversão.

Para entender melhor a importância de se trabalhar palavras-chave no seu aplicativo e onde elas devem ser aplicadas, confira o conteúdo exclusivo que fizemos sobre o tema clicando aqui.

Otimização gráfica

A otimização gráfica está mais relacionada à métrica de taxa de conversões. Todas as artes produzidas devem estar sempre alinhadas à identidade visual que o aplicativo utiliza em outros canais digitais. Além disso, é preciso respeitar sempre as particularidades de comportamento de cada plataforma.

Além disso, é interessante utilizar, também na comunicação visual, algumas das palavras-chaves que estão sendo otimizadas. Isso irá gerar mais identificação com o usuário e aumentar as chances de converter as visitas em downloads.

Sazonalidade

Os aplicativos devem sempre demonstrar que estão atentos a campanhas para datas comemorativas e que mantêm seus apps atualizados, alinhados também com eventuais campanhas de mídia que estejam sendo veiculadas.

URL do aplicativo

Otimizar aplicativos também consiste em uma URL com a palavra-chave utilizada nos demais fatores do app, como na descrição, título e afins. Mas atenção! No Android, só é possível alterar a URL antes do lançamento do aplicativo e, no iOS, ela se altera conforme o título é editado.

Ratings e reviews

Tanto os ratings quanto os reviews contribuem para a taxa de conversão do app, especialmente por conta das opiniões que os usuários buscam antes de fazer o download de algum aplicativo. Ainda assim, além de promover o branding da sua marca, você também pode usar esse campo para aplicar palavras-chave com respostas personalizadas.

Portanto, se você quer destacar seu app em meio ao cenário competitivo das apps stores, o 1º passo é entender como aplicar as boas práticas de ASO. Para isso, o RankMyApp desenvolveu um Guia do ASO com muitas dicas e insights sobre o assunto que irão ajudar o seu app a ser encontrado pelos usuários.

E mail 1024x356 1
Material gratuito sobre App Store Optimization (ASO)

Como o RankMyApp pode ajudar você?

Agora que você sabe como publicar app na play store, é hora de traçar estratégias de mobile marketing assertivas e personalizadas para seu aplicativo! Além disso, saber como criar boas estratégias pode fazer a diferença entre o sucesso e fracasso do seu app.

Aqui no RankMyApp, atuamos 100% orientados a dados e seu aplicativo conta com a combinação de inteligência de dados, análises completas, e um atendimento consultivo para impulsionar a estratégia tornar o aplicativo um case de sucesso!

Os projeto de estratégia de app marketing realizados em parceria com o RankMyApp são acompanhados por uma equipe completa de experts em Mobile Growth, mídia de performance e ASO prontos para entregar resultados e tirar dúvidas.

Além disso, nossos clientes dispõe de uma plataforma com tecnologia exclusiva em que é possível acompanhar diariamente as principais métricas relevantes para seu negócio. Dentre elas:

  • App Overview: Permite observar a pontuação do app, categoria atual, evolução das palavras-chaves, ratings, descrição e histórico.
  • Benchmarking: Análise de mercado no país e dos principais apps da mesma categoria, além de comparativos e posicionamento entre competidores.
  • ASO & Category: Checklist de ASO, monitoramento de atualizações do app e de concorrentes (Changes log) e alterações nas posições de categorias.
  • Keywords Analysis: Análise de posicionamento, evolução, visibilidade, potencial de procura e download, de acordo com as palavras-chaves estratégicas para cada app.

É tanta tecnologia e expertise que não é atoa que 45% dos 500 Principais Apps do mercado brasileiro já alcançaram resultados com as nossas soluções! 

Agora, que você já conhece um pouco mais sobre o que o RankMyApp oferece, que tal agendar uma reunião com um de nossos especialistas e solicitar uma análise gratuita do seu app? Juntos, podemos fazer a sua empresa crescer!

Últimas postagens