-->

Latest news and trends in technology and apps

Market

Aplicações do 5G: como a tecnologia pode revolucionar o mercado mobile

May 19, 2021

Quando o 4G chegou no Brasil, o setor mobile sentiu a influência: aplicativos focados em vídeos, por exemplo, ganharam muito mais adeptos. Já o 5G busca proporcionar transferência de dados de forma ainda mais rápida, o que deve influenciar o mercado mobile com as novas aplicações 5G.

Além da velocidade, o 5G promete conectar mais aparelhos ao mesmo tempo na rede, sem que ela caia ou fique sobrecarregada. Isso porque um dos objetivos dessa nova tecnologia é integrar diferentes aparelhos eletrônicos aos celulares, como carros e câmeras de segurança.

Como o 5G deve transformar a experiência do usuário

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a expectativa de quando o 5G chega no Brasil era de meados de 2021 a 2023. No entanto, há disputas entre as empresas responsáveis por estruturar e disponibilizar tal tecnologia por aqui, o que tem atrasado a implementação.

Contudo, desenvolvedores e gerentes de apps devem se preparar desde já para o 5G. Entre os principais benefícios que a velocidade mais rápida trará, estão: maior estabilidade em exibição de vídeos e chamadas online, carregamento mais rápido de sites e novas formas de interação com o usuário.

O 5G estará disponível para todos?

Agora que você já compreende o que é 5G, deve saber que a tecnologia estará disponível para celulares tanto no sistema operacional Android como no iOS. Para Android, a versão exigida será a partir do Android 11, enquanto a conexão estará disponível a partir do modelo iPhone 12 no iOS.

Novas funcionalidades possíveis com o 5G

Entre as principais características dessa conexão, comparando o que muda do 4G para o 5G, estão:

  • Capacidade de conexão por unidade de área até 100 vezes maior que a 4G;
  • Consumo de energia até 90% menor comparado ao 4G;
  • Recuperação de dados de um ponto a outro (latência) de 1 milissegundo;
  • Transferência de dados máxima de 10 Gbps;
  • Conexão em banda larga até 100 vezes mais rápida que o 4G.

A partir disso, aplicações 5G de transferência de informações, sejam arquivos, dinheiro ou dados, tendem a ganhar mais espaço. Já a menor dependência de hardware para operar o sistema deve impactar o desenvolvimento de apps, que poderá canalizar esforços para criar experiências exclusivas a esse tipo de conexão.

Nesse cenário, aplicativos de jogos e streaming de vídeo devem conseguir exibir em resolução 4K tornando o visual ainda mais interessante ao usuário.

aplicacoes-do-5g-mobile

Influência no desenvolvimento de app

Portanto, alguns pontos no desenvolvimento de aplicativos devem ser priorizados. Abaixo, separamos os principais pontos de mudança:

1.Peso dos apps

Estudos do Google mostram que a conversão dos aplicativos tende a aumentar quase 2% a cada 10 MB a menos no tamanho do APK do app. Isso acontece porque, geralmente, em países como o Brasil em relação aos mais desenvolvidos, usuários não têm muito espaço no celular e a qualidade da internet não é tão boa.

Como eles tendem a escolher aplicativos menores ou aguardam um local com wi-fi para fazer o download dos mais pesados, o tamanho do aplicativo costuma ser relevante para uma boa taxa de retenção. Com as aplicações 5G, podem ser desenvolvidas novas estruturas mais complexas e, consequentemente, “pesadas”.

2.UX e UI

Entre os princípios de UX Design para apps, pode-se mencionar que o momento de uso e a rapidez são projetados conforme o tipo de aplicativo e as formas como os brasileiros utilizam esses recursos. Com uma conectividade mais rápida, é possível proporcionar funcionalidades mais imersivas e criativos mais elaborados.

3.Criando novas experiências

Possibilidades como realidade aumentada e virtual ganham mais fôlego com as aplicações 5G. Aplicativos de educação, capacitação, saúde e comércio já utilizam alguns dos recursos fornecidos por essa tecnologia.

4.Conectividade com demais aparelhos

A Web 4.0, com a presença de aplicativos e da Inteligência Artificial, também traz a tendência de que carros, casas e eletroeletrônicos se tornem mais inteligentes.

Na prática, o conceito de Internet das Coisas (IoT) busca conectar todos esses equipamentos a fim de potencializar suas funcionalidades e proporcionar bem-estar, agilidade e facilidade maiores aos usuários.

Acompanhe as tendências do mercado mobile!

O RankMyAPP é referência global em inteligência de marketing e aquisição para mobile apps. Isso porque somos a primeira empresa brasileira 100% focada em inteligência e performance mobile.

Faça parte da nossa comunidade e fique por dentro das melhores dicas, novidades e tendências do mercado mobile. Assine a nossa newsletter!


Stay on top of all the news

What can we do for your APP?

Schedule a meeting